sábado, 9 de outubro de 2010

Televisão 3D

Numa altura em que muito se fala em televisão a 3 dimensões, achei por bem explicar aos nossos seguidores como tal é possível.  A visualização a 3D poderá exigir, ou não, á utilização de uns óculos especiais, denominados por óculos 3D.


Como sabem, cá em Portugal existem duas operadoras (ZON e MEO), e ambas adoptaram o padrão "True3D" que implica a utilização dos óculos 3D, pois embora já exista esta mesma tecnologia, mas sem qualquer tipo de acessório, ainda não é satisfatória.
Existem 4 tipos de composição de imagem, sendo elas:
  • Anaglífico (tradicional) - as imagens são trabalhadas em camadas e com cores cromaticamente opostas, simulando o efeito de estereoscopia através da utilização dos óculos com lentes verde / vermelha. Esta tecnologia existe desde os anos 50, e é considerada obsoleta (neste tipo o equipamento de TV é o normal).
  • True 3D – idêntico ao que é utilizado actualmente no cinema com óculos polarizados. Trata-se da emissão de duas imagens em simultâneo que os óculos filtram de forma a criar a ilusão de três dimensões.
  • Alternate-frame sequencing – emissão de imagens alternadas em conjunto com a utilização de óculos especiais (com lentes que abrem e fecham em rápida sucessão), normalmente utilizada em jogos de computador.
  • Autostereoscopia - visualização de imagens de três dimensões em ecrã plano (cristal líquido combinado com lentes especiais) sem utilização de óculos. Esta tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e será aplicada fundamentalmente para fins publicitários.

Sem comentários:

Enviar um comentário